O Método para Resgatar sua Autenticidade

Caminho da Artenticidade - Edição #012

Eu, Jorge e Zina

Desde cedo fomos sendo tolhidos de nossa capacidade criativa.

"Isso nunca vai dar certo; você é burro; ninguém vai gostar disso; você tá parecendo um idiota; quem você pensa que é?"

Recebemos na nossa criação falas violentas, ridicularização de nossas ideias e isso foi minando nossa autenticidade, pois para sobreviver tínhamos que ser como gostariam que fôssemos.

As pessoas que proferem essas palavras são outras pessoas que passaram por traumas, estão em sofrimento e não conseguem te ver sendo livre, porque elas não foram, e essa é a única realidade que elas enxergam.

Dá pra entender, ter compaixão, mas não dá pra simplesmente se conformar e se submeter ao que essas pessoas falam.

Ao termos nossas asas cortadas desde cedo e não termos liberdade para expressar os nossos potenciais, nós desenvolvemos diversos tipos de doenças como resultado dessa repressão.

Criam-se doenças psíquicas, físicas, emocionais e somáticas.

Corpo e mente estão conectados, então se nossa mente não é livre para se expressar e ser quem deseja ser, o corpo também não será, então se resultará em um corpo travado e sem conseguir dar abertura para o que faz sentido.

Encontro sincrônico

No dia 23/06/24 fui pra um retiro da Escola do Fluxo em São Paulo. Lá facilitei para em torno de 50 pessoas uma dinâmica de expressão espontânea através da fala.

Quando terminou o retiro veio um cara até mim chamado Jorge dizendo: "Nós acreditamos na mesma cura, e lutamos contra a mesma doença".

Ele me disse que, na semana anterior, tinha acabado de entregar sua monografia para a especialização em psicologia com o título: “No caminho das palavras – Desenvolvimento de uma oficina poética da condição humana.”

O que ele estava desenvolvendo era o que eu também já estava desenvolvendo, que são ferramentas que sirvam para as pessoas acessarem sua autenticidade, descamando tudo o que impede de ser quem se é em inteireza.

A partir de então começamos a fazer reuniões semanais e mais uma pessoa entrou no projeto: o Zina, mais um psicólogo e arte terapeuta.

Em um fluxo criativo incrível, de forma rápida e produtiva desenvolvemos essa oficina com uma estruturação bem robusta, visto que cada um de nós já estávamos desenvolvendo essas ferramentas há tempos.

Método ART e RAP

Criamos um método que se chama ART (Apaziguar, Resgatar e Transparecer) e é complementado por RAP (Respiração, Arte e Psicologia).

Vou traduzir o que isso significa.

ART

Para que você consiga se colocar no mundo com autenticidade e começar a tocar as pessoas ao seu redor, é preciso passar pelo método ART:

  • Apaziguar: entrando num estado de calma e presença, reduzindo o ruído mental;

  • Resgatar: ao apaziguar a mente, isso facilita que você resgate no fundo de si mesmo quem se é, ou seja, sua autenticidade;

  • Transparecer: revelar sua essência e tirar o que te impede de florescer.

RAP

As ferramentas que usamos para que ART aconteça é o RAP:

  • Respiração: apaziguando a mente e facilitando um mergulho dentro de si;

  • Arte: expressão através da escrita, dos desenhos e das poesias;

  • Psicologia: englobando tudo, visto que o Zina e o Jorge são psicólogos, trazendo um olhar profissional no acolhimento das pessoas.

Para que tudo isso aconteça, facilitamos diversas dinâmicas líricas para ajudar a desenferrujar e para que qualquer pessoa, seja artista ou não, crie uma obra de arte a partir de um mergulho profundo em si, conseguindo assim transparecer sua verdade em um espaço seguro.

No resumo, o RAP possibilita a ART de acontecer.

Um convite

Você pode pegar esses conhecimentos e métodos de ART e RAP para implementar em sua vida. Isso já trará bons resultados.

Mas quero te fazer um convite.

Faremos um workshop gratuito no próximo sábado, dia 24 às 14h e você está convidado a participar.

Faremos algumas práticas juntos e apresentaremos algumas ferramentas que podem servir para você acessar ainda mais sua criatividade e autenticidade.

Estou me sentindo alinhado com esse Caminho da Artenticidade e está sendo muito prazeroso compartilhar isso contigo!

Te espero próximo sábado.

Para já confirmar sua vaga no workshop, clique neste link.

Você entrará em contato com o Jorge, que está responsável por te passar mais informações sobre esse encontro.

Qualquer dúvida, pode me mandar mensagem no instagram @guelpassara

É nóis que voa! 🦜

Reply

or to participate.